PECADOS CAPITAIS.
SOBERBA: estima
desordenada de si mesmo e desprezo dos outros.
Efeitos da SOBERBA:
1) grande
estima e presunção de si;
2) preferência aos outros;
3) amor de louvores e
vanglória;
4) ambição;
5) teima na própria opinião;
6) impaciência no sofrer.
Virtude oposta:
HUMILDADE (= submissão de coração aos superiores, iguais e inferiores).
AVAREZA: amor
desordenado dos bens temporais e do dinheiro.
Efeitos da AVAREZA:
1) desejo
inquieto e desmedido de adquirir bens materiais;
2) buscar bens materiais por
meios injustos;
3) não gastar no que for necessário.
Virtude oposta:
LIBERALIDADE (= gastar moderadamente a própria riqueza).
Remédios:
1) lembrar-se
de que N.S.J.C. foi pobre,
2) que a morte nos tirará os bens todos,
3) esmola
aos pobres dentro de nossas posses.
LUXÚRIA: apetite
desordenado dos prazeres sensuais.
Efeitos da LUXÚRIA:
1)
ódio contra Deus;
2) esquecimento dos deveres cristãos;
3) cegueira do
entendimento;
4) dureza do coração;
5) impiedade.
Virtude oposta:
CASTIDADE (= refrear e domar a carne rebelde).
Remédios:
1)
oração,
2) modéstia,
3) mortificação,
4)
devoção a Nossa Senhora.
GULA: gosto desenfreado
de comer e beber mais do que o necessário.
Efeitos da GULA:
1)
embriaguês (= privação de razão, embotamento, crimes, desordens),
2)
sensualidade,
3) descomedimentos;
4) blasfêmias,
5) rixas.
Virtudes opostas:
ABSTINÊNCIA E TEMPERANÇA (refrear o apetite desordenado de comer e beber).
Remédios:
1) rezar
antes e depois das refeições,
2) praticar mortificações na comida,
3) evitar
tavernas.
INVEJA: tristeza pelo
bem do próximo e/ou alegria pelo seu mal.
Efeitos da INVEJA:
1)
desfazer-se dos merecimentos e louvores alheios,
2) falar com gosto dos
defeitos alheios,
3) ódio ao próximo,
4) alegria pelos males aos outros e/ou desejo
de lhos causar,
5) maledicências, calúnias, injustiças.
Virtudes opostas:
CARIDADE (=desejar ao próximo aquilo que desejamos a nós mesmos,
entristecer-nos com a tristeza alheia).
Remédios:
1) lembrança
de que somos todos filhos de Deus e irmãos em Cristo,
2) rezar por quem
invejamos e fazer-lhes bem,
3) praticar a humildade.
IRA: repelir com
violência o que nos desagrada, desejo de vingança. Não é pecado quando se opõe
moderadamente ao mal.
Efeitos da IRA:
1)
blasfêmias e imprecações,
2) pragas e injúrias,
3) rixas e homicídios.
Causas da IRA: soberba
e teimosia.
Virtude oposta à IRA:
paciência (= sofrer em paz as injúrias e tribulações por amor de Deus).
Remédios:
1) lembrança
da mansidão e paciência de N.S.J.C. em sua vida, paixão e cruz;
2) calar-se e
reprimir-se.
PREGUIÇA: gosto
desordenado de descansar; frouxidão e desprazer de cumprir o próprio dever;
preguiça espiritual (= acídia) é a tristeza e o fastio das coisas de Deus.
Efeitos da PREGUIÇA:
ociosidade, desalento, frouxidão, negligência dos deveres, desespero,
inconstância, inutilidade de vida.
Virtude oposta:
DILIGÊNCIA, zelo ao serviço de Deus (= facilidade e prontidão para cumprir
deveres).
Remédios:
1) lembrar-se
de que o trabalho é imposto a todos,
2) fazer um regulamento de vida e cumpri-lo,
3) não dormir muito,
4) não perder tempo inutilmente.
VIRTUDES
EVANGÉLICAS.
POBREZA VOLUNTÁRIA:
renúncia à posse de bens terrenos por amor a Deus (contra o amor à fortuna).
CASTIDADE: renúncia aos
prazeres carnais.
OBEDIÊNCIA: renúncia às
honras mundanas e à própria vontade para submeter-se aos superiores em tudo que
não for pecado pelo amor de Deus.
HUMILDADE: reconhecer
defeitos e fraquezas como nossos e os bens como de Deus; submissão de coração a
superiores, iguais e inferiores.
Os
Sete Pecados Capitais Segundo São Gregório Magno e São Tomás de Aquino.
São João revela-nos, na
sua I epístola, a existência de três concupiscências como fonte de todos os
pecados, especialmente dos sete pecados capitais: "Tudo o que está no
mundo é ou concupiscência da carne, ou concupiscência dos olhos, ou orgulho da
vida" (I Jo 2,16).
Da concupiscência da carne nascem a gula, a luxúria e a preguiça.
Da concupiscência dos olhos nasce a avareza (e também a curiosidade,
que não é um pecado capital, mas que pode servir todas as concupiscência).
Do orgulho da vida nascem o
orgulho ou amor da vã glória, a inveja e a cólera.
O quadro seguinte
pode-nos esclarecer sobre as conseqüências para a alma dos sete pecados
capitais e encoraja-nos a fazer "jejum
do pecado", que deve necessariamente acompanhar as nossas penitências
(oração, jejum, esmola).
I- ORGULHO OU VÃ GLÓRIA:
"Paixão que nos
leva a sobreestimar e a procurar de modo exagerado a glória".
Gera:
Jactância - Coloca-se a
si mesmo à frente e dá-se valor por presunção...
Afetação das novidade -
ou querendo causar admiração e impressionar pelas suas atitudes audaciosas ou
rebuscadas (modas, idéias, etc.)
Hipocrisia - ou ainda,
simulando a posse de certas qualidades, para parecer o que na verdade não é.
Obstinação - Distingue-se
dos outros pela teimosia do seu espírito...
Discórdia - ou pela sua
vontade de desacordo, onde os corações deviam estar unidos...
Contenção - Impõe-se os
outros por palavras duras.
Desobediência -
manifesta-se desde a insubmissão à revolta.
II-
INVEJA
"Tristeza com o
bem de outrem, porque esse bem é entendido como uma diminuição da sua própria
excelência pessoal".
Gera:
Cochichos - Procurar
rebaixar a glória de alguém falando em segredo.
Maledicência - em
seguida, fere-se a sua reputação, dizendo abertamente mal.
Alegria com o mal de
outrem - Se o mal chega a alguém: "É bem feito!".
Tristeza pelo seu bem -
Inveja-se a pessoa pelos seus bens materiais e espirituais (este último ponto é
um pecado contra o Espírito Santo).
Rancor pelo próximo - Deseja-se
mal ao próximo.
III-
CÓLERA
"Paixão desregrada
que nos leva a vingarmo-nos do que nos ofende".
Gera:
Indignação - No
coração: irritação ao pensamento de quem nos fez mal...
Fúria do espírito -
Enche-se o espírito de perturbação para encontrar meio de se vingar.
Clamor - Nas palavras,
manifesta-se a cólera levantando a voz.
Injúria - As palavras
tornam-se ultrajes contra o próximo...
Blasfêmia - Contra
Deus, para jurar, clamando vingança.
Rixa - a querela passa
aos atos: violência física.
IV
- AVAREZA
"Amor desregrado
pelo dinheiro e bens materiais".
Gera:
Dureza de coração -
Desejo excessivo de conservar o dinheiro; o coração deixa de se abrir às
necessidades dos outros.
Inquietação - Desejo
excessivo de obter dinheiro, o que leva a cuidados e preocupações exageradas.
Violência - Para se
apoderar do seu bem, seja abertamente pela força...
Embuste - Seja de modo
disfarçado pela artimanha - por palavras...
Perjúrio - (agravo pelo
falso juramento)...
Fraude - Por atos.
Traição - Violação dos
segredos do próximo, com o fim de ganho de dinheiro (Judas).
V-
GULA
"Procura
desordenada do prazer no beber e no comer".
Gera:
Estupidez - A
inteligência indisposta pelos vapores que sobe à cabeça e que impedem a
reflexão, a oração, etc.
Alegria vã - A razão
perde a sua ascendência sobre a vontade; já não manda, porque " o vinho
faz crer que tudo é bem estar e felicidade".
Loquacidade - Desordem
nas palavras: "a língua agita-se a torto e a direito".
Palhaçada - Desordem
dos gestos: "tudo é bom para rir".
Impureza - Desordem do
corpo: a falta de asseio, falta de reserva e todas as espécies de excessos,
principalmente os carnais.
VI-
PREGUIÇA
"Procura
desordenada do repouso e do prazer em nada fazer, negligenciando o seu bem
espiritual".
Gera:
Desespero - Renuncia ao
fim que o faz triste, o bem divino.
Pusilanimidade - Falta
de coragem em relação aos meios de perfeição, que parecem muito penosos.
Indolência - os
mandamentos comuns a todos são uma fonte de tristeza e são negligenciados.
Rancor - Ressentimento
contra aqueles que nos querem conduzir a caminhos mais perfeitos.
Malícia - Desprezo
pelos próprios bens espirituais.
Desvio para as coisas
interditas - Procura de outros bens interditos, para preencher o vazio afetivo.
VII-
LUXÚRIA
"Procura
desordenada do prazer da carne".
Gera:
Cegueira
Precipitação
Inconsideração
Inconstância - As
quatro atingem a inteligência:
1)- Apreensão: "O
amor é cego".
2)- Deliberação: Sem
auto-controle, não existe reflexão.
3)- Julgamento: Erro,
ilusão, decisões inflexíveis.
4)- Resolução: Indecisão,
tergiversações.
Egoísmo - Deu as
desordens da vontade:
1)- Escolha do fim:
"Quero o meu prazer, ainda que desordenado...
Aversão a Deus -
...mesmo que Deus mo proíba..."
Amor da vida presente e
horror da vida futura
2)- Escolha dos meios:
"Nada me interessa mais do que as alegrias da vida presente!".
Fonte: site voltaparacasa.
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