sábado, 5 de março de 2022

"Com Deus me deito, com Deus me levanto..." As orações das devoções populares antes de dormir.

 I


Com Deus me deito,

Com Deus me levanto.

Na graça de Deus

E do Espírito Santo,

E a Nossa Senhora me cubra

Com o seu divino manto.

 

Já se toca a hora
E a Virgem adora.
Eu vou-me deitar.
Dois anjos vão estar,
Dois aos pés,
Dois à cabeceira,
Virgem Nossa Senhora
Na minha dianteira.

Benzeu-se a Virgem,
Benzi-me eu,
Bendita seja a hora
Em que Deus nasceu

 

Ave-maria,
Com Deus na Cruz.
Custódia divina,
Salvai-nos, Jesus!


II


Com Deus me deito

Com Deus me levanto

Com amor e a graça

do Divino Espírito Santo

Senhora Virgem Maria

Cobrei- me com o vosso manto

Se bem coberto eu fôr

Não tenho medo nem temor

Nem das coisas que lá fôr

Toco nas horas

Os anjos as tocam

À Virgem rezo

A Cristo adoro

Bendita sejam as almas

que se deitam nesta hora

Nesta cama estou deitado

Muito bem acompanhado

Com os anjos à cabeceira

Nossa Senhora à larga

Persignada seja a Virgem

Persignado seja eu

Bendita sejam as horas

Em que Jesus Cristo nasceu

São Bento a mim me disse

Que dormisse e repousasse

Que nenhum pavor tomasse

Nem na onda, nem na sombra

Nem nenhuma cara má

Quatro cantos tem a casa

Quatro anjos à guarda

São Lucas e São Mateus

São Marcos e Senhor Deus

Assim seja eu guardado

Nesta noite e neste dia

Assim como Jesus foi guardado

Nos braços da Virgem Maria


III


Com Deus me deito, 

com Deus me levanto!
Com a graça de Deus 

e do Espírito Santo.
Senhora, 

cobri-me com o vosso manto.

Qu'eu bem coberto for,
Não tenha medo nem pavor
Do mal pior que for!
Senhor, quero deitar-me!
Se dormir, acordai-me!
Se morrer, alumiai-me
Com as três velinhas bentas
Da Santíssima Trindade!
Em nome do Padre, do Filho, 

do Espírito Santo! Amém!

Ave-maria,
Com Deus na Cruz.
Custódia divina,
Salvai-nos, Jesus!

Pai nosso pequenino,

Deus me guia

em bom caminho,

Nossa Senhora

é minha madrinha,

Nosso Senhor

é meu padrinho,

que me fez a cruz na testa,

que demônio não me atente,

nem de dia, nem de noite,

nem no ponto de meio-dia,

meu Senhor morreu na cruz,

para sempre amarei Jesus.


IV


Com Deus me deito,

com Deus me levanto,

com as graças de Deus e

a do Divino Espírito anto.

 

Cobri-me Senhor

com o vosso manto,

se eu bem coberto for

não terei medo nem pavor,

seja o mal que for.

 

O padre diz na missa:

- Jesus Cristo benze o altar,

benzei meu corpo

que agora vou me deitar.

Chagas abertas,

coração ferido,

sangue de nosso senhor

Jesus Cristo

derramai sobre todos os perigos.

Jesus, Jesus, Jesus,

onde está Jesus

não pode haver perigo algum.

 

Jesus Cristo nasceu em Belém,

foi batizado em Jerusalém,

o mal que vier contra mim

transformará tudo em bem. Amém!

 

Ave-maria,
Com Deus na Cruz.
Custódia divina,
Salvai-nos, Jesus!


V


Com Deus me deito

Com Deus me levanto

Na graça de Deus

E do Divino Espírito Santo.

Cobri-nos Senhora

Com vosso Divino Manto

Se bem coberto eu for

Não terei medo, nem pavor,

Nem coisa que má for

São Bento disse à missa:

'Nosso Senhor benzeu o altar'

Assim ele benze esta cama

Na qual eu venho me deitar

Três Marias nela se acham

Que me queiram acompanhar

Levantei meus olhos ao céu

Avistei a Virgem Senhora

Imaculada, Imortal

Sete Velas me alumiam

Sete Anjos me acompanham

Três aos pés,

quatro à cabeceira

E Jesus Cristo na dianteira

 

Quando a morte

me vier buscar

E a minha voz não puder falar

O meu coração dirá três vezes

'Jesus, Jesus, Jesus,

Salvai minh'alma'. Amém"


VI


Com Deus me deito

Com Deus me levanto.

Nossa Senhora me cubra

Com seu divino manto.

 

Se eu coberto por ele for,

não terei medo nem pavor.

Vou deitar-me,

não sei se me levantarei,

Mas três coisas vos peço,

o perdão, extrema-unção

e uma santa morte.

Boa noite, meu Jesus

 

Ave-maria,
Com Deus na Cruz.
Custódia divina,
Salvai-nos, Jesus!

 

Pai nosso pequenino,

Deus me guia

em bom caminho,

Nossa Senhora

é minha madrinha,

Nosso Senhor

é meu padrinho,

que me fez a cruz na testa,

que demônio não me atente,

nem de dia, nem de noite,

nem no ponto de meio-dia,

meu Senhor morreu na cruz,

para sempre amarei, Jesus.


VII


Com Deus eu me deito,

com Deus eu me levanto,

com a graça de Deus

e do Divino Espírito Santo.

São Pedro põe a mesa,

Jesus Cristo no altar,

abençoai a minha cama

que eu quero me deitar.

Na porta da rua,

Jesus na coluna;

na porta do meio,

Jesus coroado;

onde me deito,

Jesus crucificado.

Quem é a maior luz?

É Jesus.

Quem é a maior guia?

É Maria.

 

Com Deus eu me deito

Com Deus Eu me levanto

Com a Graça de Deus

E o Divino Espirito Santo

Nossa Senhora me cubra

Com seu Vosso Manto

Que eu não tenha medo

Nem pavor,

nem daquilo que mau for

Santo Antônio, disse Missa,

Nosso Senhor benza o Altar

Nosso Senhor Benza meu corpo

Que agora eu quero deitar.



VIII 


Bendita e louvada seja

a Santíssima Trindade.

Meu Jesus padeceu

pra morrer pela cristandade,

morreu cravado na Cruz

bebendo fel e vinagre.

Padeceu infinitas dores,

tudo por nossa maldade.

A vossa sagrada Maria,

Rainha sois da glória.

Contrito de arrependido

vos peço misericórdia.

Misericórdia, ai meu Deus,

misericórdia, ai, Senhor,

misericórdia, eu vos peço,

por ser grande pecador. Amém

 

Ave-maria,
Com Deus na Cruz.
Custódia divina,
Salvai-nos, Jesus!

 

Pai nosso pequenino,

Deus me guia

em bom caminho,

Nossa Senhora

é minha madrinha,

Nosso Senhor

é meu padrinho,

que me fez a cruz na testa,

que demônio não me atente,

nem de dia, nem de noite,

nem no ponto de meio-dia,

meu Senhor morreu na cruz,

para sempre amarei Jesus.


Fonte: https://marcohaurelio.blogspot.com/2013/04/com-deus-eu-me-deito.html  

 (Cordel Atemporal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar: