sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Jaculatórias.

ORAÇÕES JACULATÓRIAS

Jaculatórias são orações ou invocações muito curtas, mas, o mais ardente possível, que dirigimos a Deus, isoladamente ou nas orações, no começo ou final dessas, ou no final de cada dezena do Rosário. A qualquer momento podemos dirigir a Deus alguma oração jaculatória, dizendo tudo o que nos pode inspirar a fé, a esperança, a caridade e a contrição.

Chama-se jaculatória porque parece um jato (jaculum, em latim quer dizer jato) que lançamos para Deus do fundo de nosso coração.

A matéria dessas pequenas orações a encontramos:

- na ordem das coisas da natureza, para admirar, louvar e agradecer o poder, a sabedoria e a bondade de Deus;

- na ordem da graça, para admirar, louvar e agradecer o que Deus fez na Encarnação de Nosso Senhor, o que faz na Eucaristia e os outros sacramentos; enfim

- na ordem da glória, para admirar, louvar, agradecer a Deus pela glória de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem e dos santos.

O Catecismo (São Pio X, 977) nos ensina que “quando nos vemos atormentados por alguma tentação, devemos invocar com fé o Santíssimo Nome de Jesus ou de Maria, ou recitar fervorosamente alguma oração jaculatória, como, por exemplo: "Dai-me a graça, Senhor, que eu nunca Vos ofenda"; ou então fazer o sinal da Cruz, evitando, porém que as outras pessoas, pelos sinais externos, suspeitem da tentação”. E que (985) “É muito útil recitar, durante o dia, muitas jaculatórias, e podem recitar-se também com o coração, sem proferir palavras, caminhando, trabalhando etc.”.

É uma fórmula genérica quando se reza especificamente para um santo, ou para Nossa Senhora sob um específico título: [Nome do(a) santo(a)], rogai por nós.

No lugar de "Rogai por nós", nas orações totalmente dedicadas a uma pessoa, alma, ou conjunto delas, se faz a concordância: Rogai por eles(elas).

As breves orações chamadas de jaculatórias, podem ser recitadas a qualquer momento e trazem grande proveito pois são enriquecidas de indulgências.

Ob.: Para se ganhar uma indulgência plena, que é a remissão total da culpa dos pecados já perdoados, é necessário confissão e comunhão e rezar na intenção do Papa. Todas as indulgências podem ser aplicadas às almas do purgatório.
JACULATÓRIAS COM INDULGÊNCIAS

Fazendo o sinal da cruz e dizendo: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Ganha-se indulgência de 100 dias cada vez que recitada, fazendo-se com água benta 300 dias.

Adoramo-vos Senhor santíssimo, Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas do mundo inteiro, e bendizemos-vos porque por vossa santa cruz remistes o mundo. Indulgência de 7 anos a quem, ao entrar ou sair da igreja rezar de joelhos esta oração. Indulgência Plena se durante um mês.

Ao Rei dos séculos, imortal e invisível, único Deus, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Benção e claridade e sabedoria e ação de graças, honra, virtude e fortaleza ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Em vossas mãos Senhor entrego meu espírito. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Enviai, Senhor, operários à vossa messe! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Eterno Pai, eu vos ofereço o Sangue Preciosíssimo de Jesus Cristo em desconto dos meus pecados, em sufrágio das santas almas do purgatório e pals necessidades da Santa Igreja. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Jesus Manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Jesus, Maria, José! Ganha-se indulgência de 7 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*
Jesus, Maria, José, expire minha alma em paz em vossa companhia. Ganha-se indulgência de 7 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos, porque por vossa santa cruz remistes o mundo. Ganha-se indulgência de 3 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Nossa Senhora da Conceição Aparecida ( ou de Lourdes ou outro título aprovado pela Igreja) rogai por nós. Ganha-se indulgência de 300 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Ó Deus, vinde em meu auxílio; senhor apressai-vos a socorrer-me. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós! Ganha-se indulgência de 300 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Sacratíssimo Coração de Jesus tende piedade de nós! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Seja feita, louvada e exaltada eternamente a justíssima, altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Senhor meu e Deus meu! Ganha-se indulgência de 7 anos cada vez que recitada na Elevação ou perante o santíssimo exposto e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Senhor, não vos lembreis de nossas antigas maldades, e perdoai os nossos pecados por amor de vosso nome! Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Suplicamos-vos, Senhor, concedei que na hora de nossa morte mereçamos ser confortados com os sacramentos, purificados de todas as culpas e recebidos jubilosos no seio de vossa misericórdia! Por Cristo Nosso senhor. Assim seja. Ganha-se indulgência de 3 anos cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

Senhor, aumentai-nos a fé. Ganha-se indulgência de 500 dias cada vez que recitada e Indulgência Plena se recitada durante 1 mês.*

JACULATÓRIAS CONTRA A BLASFÊMIA

Bendito seja Deus.
Bendito seja seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Bendito seja o Nome de Jesus.
Bendito seja seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja Maria Santíssima, a excelsa Mãe de Deus.
Bendita seja sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja sua gloriosa Assunção aos Céus.
Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo Esposo.
Bendito seja Deus em seus anjos e em seus Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar: