quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Parábola dos Operários da Vinha

A Parábola dos Operários da Vinha



“Na parábola dos trabalhadores e das diversas horas de trabalho (Mt 20,2-16), não se vê por que é proclamada a justiça do pagamento feito; principalmente não se entende por que muitos são chamados e poucos escolhidos”.



1) As parábolas constituem um gênero literário que pede ser interpretado segundo normas próprias. Dentre estas, interessa-nos particularmente a seguinte: deve-se considerar a história parabólica como um conjunto que, como conjunto, significa uma realidade superior (dogmática ou moral). Quanto aos pormenores da peça, nem todos são portadores de ensinamento religioso; alguns ai figuram Cinicamente a fim de tornar mais viva a narrativa. Sendo assim, para se fazer a exegese de uma parábola do Evangelho, é preciso, antes do mais, averiguar qual a doutrina religiosa que Jesus queria ilustrar ao narrá-la; em função desta é que se interpretarão o conjunto da história narrada e os seus traços particulares. Ora a moralidade que o Senhor queria incutir mediante tal ou tal parábola, a é enunciada pelo próprio Mestre (cf. Mt 13,18-23) ou se deve depreender do contexto.



2) Dito isto, abordemos a secção de Mt que se refere aos operários angariados para a vinha.



O texto da parábola termina propriamente no v. 15 com as palavras: “Será teu olhar malvado, porque eu sou bom ?” Evidentemente, já não pertence à peça literária o v. 16 assim concebido: “Por conseguinte, os últimos serão os primeiros e os primeiros os últimos, pois há muitos chamados e poucos escolhidos”. A história que precede, não dá ocasião a tais dizeres, que aparecem imprevistamente, sem concatenação nem propósito no contexto. Com efeito, na narrativa parabólica não é o fato de serem os últimos operários pagos antes dos primeiros que tem importância e provoca protestos, mas é o fato de receberem todos igual salário. Por isto a sentença a respeito dos últimos que se tornam os primeiros e vice-versa, parece ter sido uma frase de Jesus que a tradição oral referia independentemente de determinado contexto e que S. Mateus houve por bem consignar duas vezes: em 19,30 e 20,16. Em Lc 13,30 e Mc 10,31 ela ocorre em contextos assaz diferentes. Sendo assim, para se instituir a exegese da parábola dos operários, será lícito (mesmo necessário) abstrair de tal sentença do Mestre.



Muito menos na interpretação da parábola se levará em conta a frase anexa à anterior e concernente aos “muitos chamados e poucos escolhidos”; percebe-se sem dificuldade que estes dizeres não estão no seu lugar lógico. Alguns códigos antigos do Evangelho chegam a omiti-los em Mt 20,16 e os referem apenas uma vez, isto é, em Mt 22,14, onde têm realmente certo nexo com a parábola do banquete anteriormente narrada, — A propósito, deve-se notar que, segundo o modo semita de falar, a sentença significa: “Maior é o número de chamados, menor é o número de escolhidos”. Os semitas não tinham forma gramatical própria para indicar o grau comparativo; por isto enunciavam a comparação justapondo simplesmente os dois termos que eles queriam confrontar entre si (cf. casos análogos em Mc 9,43. 45.47; Mt 5,29s; 18,6.8a; Lc 17,2; 18,14). As palavras de Jesus significam, pois, que maior é o número dos que são chamados à fé e ao batismo nesta vida, menor é o número dos que possuirão a vida eterna no céu (dentre os batizados haverá ao menos um réprobo, simbolizado pelo homem que não tinha veste nupcial na parábola de Mt 22,1-14 e que por isto foi excluído do banquete).



Após estas considerações, já estão dissipadas algumas dificuldades de interpretação da parábola dos operários. À última frase “EU SOU BOM !” é que se atribuirá importância preponderante na exegese. Além disto, dever-se-á atender aos episódios que precedem a parábola: em Mt 19,16-26, por ocasião da história do jovem rico apegado aos seus haveres, Jesus incutira a necessidade da renúncia absoluta para que alguém O possa seguir; em resposta, Pedro, como que satisfeito consigo mesmo, lembrara que ele e seus condiscípulos tudo haviam abandonado; o Mestre propôs então a recompensa máxima tanto para Pedro como para os que lhe imitassem o exemplo (19,27-29), Depois destes episódios, os ouvintes de Jesus poderiam talvez crer que o Senhor viera a este mundo pregar o puro estoicismo, isto é a necessidade de esforço ascético baseado tão somente na energia natural do homem, abstração feita da graça sobrenatural. Esta impressão equivaleria a desvirtuar totalmente a mensagem do Redentor. Foi justamente para corrigi-la que Jesus se pôs a contar a “desconcertante” parábola dos operários e do seu salário. Nesta dois traços são dominantes:



1) tudo que era de justiça foi cumprido pelo patrão (pagou um dinheiro àqueles que, por contrato, tinham direito a isto);



2) além da justiça e sem lesar a esta, manifestou-se a bondade, dom gratuito; àqueles com quem não tinha feito contrato nenhum, o patrão quis dar mais do que o que propriamente lhes tocaria.



E — note-se bem — as partes da bondade gratuita foram muito mais copiosas do que as da estrita justiça. Apenas com uma turma, isto é, com os operários da primeira hora, o patrão usou de justiça estrita; com quatro outras turmas usou de pura bondade.



É justamente este predomínio “escandaloso” da Bondade (Misericórdia) sobre a Justiça que a parábola quer acentuar, inculcando que Deus trata de tal modo todo indivíduo humano (o tratamento aplicado à coletividade dos operários na parábola é, na realidade cotidiana, aplicado a cada individuo, cristão ou pagão, em particular); a Bondade de Deus antecipa e ultrapassa os direitos do homem; é ela quem a este dá a capacidade de merecer, e é ela quem recompensa as suas próprias obras no homem. Em outros termos: os esforços da alma virtuosa não são algo de absoluto, como poderiam crer os discípulos, mas são suscitados e sustentados pela graça de Deus. Anteriormente a esta, o homem não tem titulo de justiça que ele possa fazer valer perante Deus. Isto não quer dizer que os fiéis se devam desinteressar dos esforços pela sua santificação. Jesus e São Paulo inculcam repetidamente o dever que toca a todos, de lutar energicamente pela sua salvação (cf. Lc 13,23s; Mt 7,13s; 1 Cor 9,24-27; Flp 3,7-14). Exerçam, portanto, o máximo zelo de que são capazes. Saibam, porém, que seu esforço nunca lhes poderá ser motivo do vã glória, pois é Deus quem lhes dá a graça de se esforçarem; e, a graça, Ele a dá a todos indistintamente, desejando que todos sejam salvos (cf. 1 Tim 2,4).



Portanto, a frase final da parábola “Eu sou bom !” (ou “Deus é bom !”, pois o patrão representa a Deus, na narrativa) é a palavra-chave da interpretação. As reclamações dos operários ou (sem metáfora) das crianças que não entendem os procedimentos de Deus (sempre bom), se devem não à pretensa injustiça de Deus, mas à mesquinhez do homem (o “olhar malvado” do v. 15 significa “o modo de ver errôneo”); acontece não raro que, justamente quando Deus mais bondade exerce, o homem menos compreende e mais tende a corrigir a Deus.



Costumam-se fazer da parábola algumas aplicações particulares. Estas serão lícitas na medida em que se derivarem da lição acima exposta. Assim diz-se que Jesus se quis referir à vocação dos judeus (operários da primeira hora) e gentios (operários posteriores) ao Reino de Deus. Esta aplicação tem cabimento enquanto na vocação de Judeus e gentios se manifesta a liberalidade de Deus para com uns (pagãos) sem derrogar à justiça para com outros (judeus). — Quanto às horas sucessivas em que os operários são chamados à vinha, não se poderia dizer que significam as idades do mundo, nem as idades em que um indivíduo possa ser chamado à fé; as diversas horas são mencionadas apenas para ilustrar quanto Deus ultrapassa os estritos direitos (ou méritos) do homem.





Dom Estêvão Bettencourt (OSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar: