quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Espelho da Perfeição - cap. LXII - LXV


Capítulo 62. Ele queria que todos soubessem do conforto que seu corpo recebia.

1 De maneira semelhante, numa outra vez, como comeu pratos temperados com toucinho em um eremitério na quaresma de São Martinho, porque o óleo lhe fazia mal por causa de suas doenças, 2 ter­minada a quaresma, quando pregava a uma grande multidão, disse logo no começo do sermão: “Vós viestes a mim com grande devoção, crendo que eu sou um homem santo; mas con­fesso a Deus e a vós que, nesta quaresma, comi alimentos tempe­rados com toucinho”.

3 E até quase sempre, quando comia com alguns seculares ou quando os frades, por causa de suas enfermidades, lhe preparavam algu­ma consolação corporal, 4 imediatamente, em casa e fora de casa, diante dos frades e dos seculares que ignoravam o fato, dizia claramente: “Comi tal alimento”. Pois não queria ocultar aos homens o que era manifesto ao Senhor. 5 Da mesma forma, todas as vezes que, diante de algum religioso ou secular, seu espírito tinha impulsos de soberba ou de vanglória ou outro vício, imediatamente confessava o fato diante deles com clareza e sem esconder nada. 6 Por isso, disse uma vez a seus companhei­ros: “Quero viver nos eremitérios ou em outros lugares onde estiver, como se todas as pessoas me vissem. Pois, se julgam que sou um homem santo e eu não levar uma vida como convém a um homem santo, eu seria hipócrita”.

7 Assim, por causa do frio e da doença do baço e do frio do es­tômago, quando um dos companheiros, que era guardião, quis costurar sob sua túnica um pedaço de pele de raposa perto do baço e do estômago, sobretudo porque na ocasião fazia grande frio, 8 o bem-aventurado Francisco lhe respondeu: “Se queres que eu tenha uma pele de raposa sob a túnica, manda que seja colocado um pedaço de pele também do lado de fora, sobre a túnica, para que assim to­das as pessoas saibam que também do lado de dentro tenho uma pele de raposa”. 9 E assim mandou que fosse feito, mas usou-a por pouco tempo, embora lhe fosse muito necessária.

Capítulo 63. Como imediatamente se acusou da vanglória que teve ao dar esmola.

1 Quando andava pela cidade de Assis, uma pobre velhinha pediu-lhe esmola por amor de Deus. Imediatamente ele lhe deu o manto que trazia sobre os ombros. 2 Mas logo, sem demora, con­fessou diante daqueles que o seguiam que teve um sentimento de vanglória.
3 E nós que vivemos com ele (cf. 2Pd 1,18), vimos e ouvimos (cf. 1Jo 1,1) muitos outros exemplos semelhantes a estes a res­peito de sua grande humildade, que não podemos relatar nem por pala­vras nem por escrito.
4 Mas foi nisto que o bem-aventurado Francisco colocou principalmente o maior esforço: não ser hipócrita diante de Deus. 5 E ainda que, muitas vezes, por causa de suas doenças, tivesse necessidade de um prato melhor, julga­va-se no dever de dar bom exemplo aos frades e aos ou­tros. Por isso, suportava pacientemente qualquer necessidade, para não dar a ninguém motivo de murmurar.

Capítulo 64. Como descreveu em si mesmo o estado da perfeita humildade.

1 Aproximando-se o tempo do capítulo, o bem-aventurado Francisco disse a seu companheiro: “Não creio que eu seja um frade menor se não estiver na condição que te vou dizer: 2 Com grande re­verência e devoção, os frades me convidam para o capítulo, e eu, mo­vido por essa devoção, vou ao capítulo com eles. Quando estão reunidos, pedem-me que anuncie a palavra de Deus e lhes pre­gue. Levantando-me, prego a eles conforme o Espírito Santo me inspirar (cf. Lc 12,12).

3 Terminada a pregação, suponhamos que todos gritem contra mim: Não queremos que tu reines sobre nós (cf. Lc 19,14), pois não és eloqüente como se requer e és demasiado simples e incul­to. 4 Ficamos muito envergonhados por ter um supe­rior tão simples e desprezível. Por isso, para o futuro, não tenhas a pretensão de ser chamado nosso prelado! E assim me expulsam com ignomínia e desprezo. 5 Pois não me parece que seria frade menor, .se não me alegrasse do mesmo modo quando me hu­milham e, vergonhosamente, me expulsam, por não querer que eu seja seu prelado, como quando me veneram e honram, sendo o proveito deles igual em ambos os casos. 6 Pois, se me alegro quan­do me exaltam e honram por causa de seu proveito e devoção, o que pode ser um perigo para minha alma, muito mais devo ale­grar-me e rejubilar-me com o proveito e a salvação de minha alma, quando me humilham, pois então há um lucro certo para a alma”.

Capítulo 65. Como quis ir humildemente para terras distantes, como enviara outros frades; e como ensinou os frades a ir humilde e devotamente pelo mundo.

1 Terminado esse capítulo, no qual muitos frades foram enviados a algumas regiões ultramarinas, ficando com alguns frades, o bem-aventurado Francisco lhes disse: 2 “Irmãos caríssimos, é preciso que eu seja o modelo e o exemplo de todos os frades. Portanto, se en­viei os frades a regiões longínquas para suportar trabalhos, humi­lhações, fome, sede e outras necessidades, 3 é justo, e a santa hu­mildade exige, que também eu vá a alguma região distante, para que, vendo que eu tolero as mesmas coisas, os frades supor­tem com mais paciência as adversidades. 4 Ide, pois, e orai ao Se­nhor, para que me faça escolher a província que melhor convier à sua glória, ao proveito das almas e ao bom exemplo de nossa Ordem”.

5 Com efeito, o santíssimo pai tinha o costume de, quando queria ir a alguma província, primeiro orar ao Senhor e manda­r que os frades orassem, para que o Senhor dirigisse (cf. Jt 12,8) seu coração para ir ao lugar que mais lhe agradasse. 6 Então os frades foram rezar e, terminada a oração, voltaram até ele. Cheio de alegria, logo lhes disse: “Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (cf. At 3,6) e da Virgem, sua gloriosa mãe, e de todos os santos, escolho a província da França, onde há um povo católico, 7 sobretudo porque, entre os demais católicos, mostram grande reverência ap Corpo de Cristo, o que me agrada muito e, por isso, de muito boa vontade viverei com eles”.

8 Pois o bem-aventurado Francisco tinha tanta reverência e devoção pelo Corpo de Cristo que quis escrever na Regra que, nas provín­cias onde morassem, os frades tivessem grande cuidado e solici­tude por este sacramento 9 e exortassem os clérigos e os sacerdo­tes a colocar o Corpo de Cristo num lugar bom e digno e, se eles negligenciassem, os próprios frades o fizessem.

10 Desejou também colocar na regra que, se os frades encon­trassem os nomes do Senhor e as palavras pelas quais se consagra o Corpo do Senhor colocadas em lugar pouco conveniente, eles as re­colhessem e guardassem com dignidade, honrando o Senhor nas suas palavras. 11 E embora não tenha escrito isso na Regra, porque aos ministros não pareceu bom que os frades tivessem isto como mandato, em seu testamento e em outros escritos seus, porém, quis deixar aos frades sua vontade sobre isso.

12 E até, uma vez, quis enviar alguns frades por todas as pro­víncias, para levarem muitas píxides, bonitas e limpas, e onde encontrassem o Corpo do Senhor indignamente guardado, o colocassem naqueles píxides de maneira honrosa. 13 Quis também enviar alguns outros frades por todas as províncias com bons e belos ferros para fazer hóstias boas e limpas.

14 Por isso, quando o bem-aventurado Francisco escolheu os frades que queria levar consigo, disse-lhes: “Em nome do Senhor, ide pelo caminho dois a dois (cf. Mc 6,7), com humildade e modéstia e, sobre­tudo, em estrito silêncio desde o amanhecer até depois da Terça, orando ao Senhor em vossos corações (cf. Cl 3,16) e sem pro­nunciar palavras ociosas (cf. Mt 12,36) e inúteis entre vós (cf. Ef 5,3). 15 Embora estejais a caminho, vosso comportamento seja hu­milde e digno, como se estivésseis no eremitério ou na cela. 16 Com efeito, onde quer que estejamos ou andemos, temos sem­pre a cela conosco: pois o irmão corpo é nossa cela, e a alma é o eremita que mora lá dentro, na cela, para rezar ao Senhor e meditar sobre ele. 17 Afinal, se a alma não permanecer tranqüila em sua cela, pouco valerá ao religioso a cela construída com as mãos” .

18 Quando chegou a Florença, encontrou ali o senhor Hugoli­no, bispo de Óstia, que depois foi o Papa Gregório. 19 Este, ao ou­vir do bem-aventurado Francisco que desejava ir para a França, proibiu-o de ir, dizendo: “Irmão, não quero que vás além dos montes, pois há muitos prelados que teriam o prazer de impedir os bens de tua religião na cúria romana. 20 Mas eu e outros cardeais que amamos tua religião, de boa vontade a protegeremos e ajudaremos, se perma­neceres nos limites desta província”.

21 E o bem-aventurado Francisco respondeu-lhe: “Senhor, é uma grande vergonha para mim se, após enviar meus outros frades a regiões distantes, eu permanecer nestas províncias e não for participante das tribulações (cf. Ap 1,9) que eles hão de suportar pelo Senhor!”

22 Disse-lhe o senhor bispo, como se o repreendesse: “Por que envi­aste teus frades tão longe, para morrer de fome e para suportar ou­tras tribulações?”
23 O bem-aventurado Francisco, com grande fervor e espírito de profecia (cf. Ap 19,10), respondeu-lhe, dizendo: “Senhor, julgais, porventura, que o Senhor enviou os frades somente para estas pro­víncias? 24 Na verdade vos digo que o Senhor escolheu e en­viou os frades para proveito e salvação das almas de todas as pessoas deste mundo; e serão recebidos não só nas terras dos fiéis, mas também nas terras dos infiéis e conquistarão muitas almas!”

25 Admirado com suas palavras, o senhor bispo de Óstia afirmou que ele dizia a verdade. Ainda assim não lhe permi­tiu ir para a França; mas o bem-aventurado Francisco enviou para lá Frei Pacífi­co com muitos outros irmãos. Ele, porém, regressou ao Vale de Espoleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar: