terça-feira, 25 de março de 2014

Só sabemos quem somos nas provações.

A MAIOR PARTE DOS CRISTÃOS NÃO TEM VIRTUDES VERDADEIRAS

«Jesus Cristo (diz o Evangelho) subindo a uma barca, os seus discípulos seguiram, e houve no mar uma grande tempestade, de sorte que as ondas iam cobrindo a barca.» Jesus Cristo, meus irmãos, com esta tempestade quis ensinar aos seus discípulos e a todos nós, que no caminho do Céu também há tribulações e tentações, como diz o Eclesiástico: «Filho, chegando-te ao serviço do Senhor, prepara a tua alma para a tentação»: e como disse S. Rafael a Tobias: «Por que eras aceito a Deus, foi necessário que a tentação te provasse.»

A alma justa muitas vezes anda cheia d’alegrias e consolações, e dai por um pouco Deus a mete em uma noite escura (De trabalhos e tribulações, como diz S. João da Cruz: quando a alma justa mais a seu gosto anda gozando destas delicias espirituais, e mais claro lhe luz o sol dos divinos favores, Deus muitas vezes lhe escurece toda essa luz, e lhe cerra a porta dessa doce água espiritual, de que andava gozando em Deus, e quando ela queria; e desta sorte a deixa tanto ás escuras, que não sabe dar um só passo na vida espiritual, porque para ela tudo é noite e escuridão.

Nós sabemos que muitos Santos viveram quase sempre nas tribulações e nas tentações; a Sagrada escritura nos diz, que são muitas as tribulações dos justos; de sorte que uma alma n’este mundo anda sempre cercada de tentações, e se não as conhece, é porque ainda vive na cegueira. Mas perguntareis vós; E Deus por que permite tantas tribulações e tentações aos seus servos? Deveis saber que é para os mortificar e eles adquirirem merecimentos; também é para os exercitar nas virtudes, e para os purificar cada vez mais dos pecados que tem cometido; quer finalmente provar suas virtudes, e experimentar o quanto são firmes: diz um devoto escritor: «Nós não sabemos o que somos, nem sabemos o que podemos, porém a tentação o descobre.»

E assim é, meus irmãos; poucas são as pessoas que sejam firmes, e que tenham virtudes verdadeiras: muitos ainda cuidam que tem as virtudes d’um cristão, mas se o examinarmos não aparecerá virtude verdadeira; e porque? Porque só tem as virtudes em quanto não vem as tentações; pois vindo as tentações, que è a prova, logo desaparece tudo; nem há paciência, nem humildade; não se sofre coisa alguma, murmura-se, dão-se queixas, falta-se á justiça e á caridade; finalmente, lá vão as virtudes todas!...

E que aconteça isto a essas pessoas que se confessam só uma vez cada ano, não me admiro; mas a pessoas que frequentam os sacramentos! que professam a virtude! Que é isto, meus irmãos? Que virtudes são estas? Aonde está o fruto das vossas confissões frequentes? Ai que eu temo muito que as vossas confissões sejam todas nulas! Porque não tendes virtudes verdadeiras; as vossas virtudes são falsas e aparentes, porque desaparecem logo que vêm as tentações, que são a prova. Ora pois, desenganai-vos; a falta da emenda não tem remédio; notai estas palavras: a falta da emenda em matéria grave não tem remédio. Portanto tirai sempre fruto das vossas confissões.

Livro Missão Abreviada

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Pesquisar: