sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Parábolas.

Como interpretar a passagem em que Jesus diz falar em parábolas para que alguns ouvindo não compreendam ?



O texto a que alude a pergunta, se encontra em Mt 13,10-15 ; Mc 4,10-12 e Lc 8,9-10 (paralelos).



Segundo São Marcos e São Lucas, Jesus falava em parábolas para obcecar o coração dos ouvintes, ou seja, para que não compreendessem. São Mateus ao contrário, omitindo a conjunção final e substituindo-a por uma causal, refere que Jesus falava em parábolas porque o povo estava mal disposto, nutria preconceitos que o impediriam de compreender outro tipo de catequese.



Na verdade, Marcos e Lucas não dizem outra coisa que Mateus. É o que se percebe, se se leva em conta o idioma em que Jesus pregou; em São Marcos (4,10-12) e São Lucas (8,9-10) o Senhor se serve de um autêntico semitismo; o texto de São Mateus já interpreta esse semitismo, tornando-o acessível à compreensão de leitores não-judeus (conhecem-se outros casos em que o texto de Mateus esclarece as expressões difíceis de Marcos ; comparem-se, por exemplo, Mc 6,5-6 e Mt 13,58 ; Mc 8,12 e Mt 16,4; Mc 10,8 e Mt 19,16-17). De resto, a passagem de Isaías (6,9-10), redigida em estilo estritamente semita e citada por Jesus, terá concorrido para dar à afirmação do Senhor em Mt e Mc o seu cunho desconcertante.



Qual será, pois, o sentido do trecho evangélico ?



Cristo mesmo declarou que veio procurar e salvar o que perecera (cf- Lc 19,10). De acordo com este propósito, falava ao povo rude em parábolas, método de ensino simples e vivaz, para lhe chamar a atenção, despertar o seu interesse ; acomodava-se assim ao estado de ânimo dos ouvintes; com efeito, os judeus, imbuídos de falsas expectativas, não teriam entendido o plano de Deus se este lhes tivesse sido revelado imediatamente em toda a sua realidade grandiosa e misteriosa o paradoxo da cruz, de um Messias padecente bem alheio às concepções farisaicas que norteavam a maioria dos israelitas. Por conseguinte, as imagens das parábolas ilustravam a doutrina do Salvador de maneira atraente ; eram escolhidas para ajudar o entendimento, manifestar a verdade, não para ocultá-la ; Jesus não terá procedido diversamente do que Ele ensinava em Mt 5,15 : não veio acender uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas a fim de que a luz, a verdade, postas em evidência, iluminassem e alegrassem a todos os que quisessem entrar na casa, no círculo dos seus discípulos dóceis.



Note-se a propósito a observação de Mc 4,33 : “Mediante muitas parábolas desse gênero Ele lhes anunciava a palavra na medida em que eram capazes de entender”



As vezes, a verdade de ordem superior contida nas parábolas era por si evidente, mesmo aos ouvintes mais infensos; tal foi o caso dos fariseus que compreenderam muito bem as imagens dos vinhateiros homicidas, da pedra angular rejeitada pelos construtores, sem que o Senhor tivesse que as elucidar (cf. Mc 12,12). Em geral, porém, as parábolas apenas esboçavam uma doutrina mais elevada. Este ensinamento inicial devia excitar os ouvintes a pedir ulteriores explicações. Contudo o povo permanecia indiferente; pouco desejoso de conhecer a verdade, não interrogava o Mestre. Ao contrário, os discípulos de Jesus, animados por boa vontade, pediam a interpretação autêntica das parábolas (cf. Mt 13,36; Mc 4,10); o Senhor então lhes explicava (Mc 4,34), pois estavam abertos para receber a doutrina.



Em consequência, para os corações mal dispostos, o remédio (parábolas) se tornava veneno; o Senhor, diante da multidão, geralmente não elucidava todo o sentido das figuras, pois é consoante à sabedoria divina não salvar o homens sem que o queiram e sem que para isto cooperem livremente. Portanto, acidentalmente, quase “contra as intenções do Salvador”, as parábolas permaneciam estéreis, e o ensinamento concebido como meio de salvação se fazia ocasião de ruína.



É neste sentido que se pode dizer (na base do texto de São Marcos e São Lucas) que o Senhor endurecia e obcecava o povo: oferecia-lhe, sim, um remédio, que, não sendo devidamente aceito, redundava em perdição. Esta ruína, porém, se devia ao mau acolhimento dispensado pela criatura, não à ação direta do Criador. — Sabemos, aliás, que os judeus não distinguiam explicitamente entre ação direta e ocasional, mera permissão, causalidade indireta de Deus ; atribuíam todos os efeitos igualmente à intervenção do Criador. É o que explica as expressões fortes de Is 6,9-10, que Jesus cita e que contribuem para dar um caráter aparentemente desapiedado aos textos evangélicos. Cf. E. Bettencourt, Para Entender o Antigo Testamento 155-156.



Em última análise, porém, não se poderá negar que a pregação em parábolas é um aspecto da misteriosa dispensação da graça divina, a qual quer salvar todos os homens sem violentar a nenhum.





Dom Estêvão Bettencourt (OSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Pesquisar: