sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Católicos e a Bíblia.

ATITUDE DIANTE DA BÍBLIA



E. VIEIRA (Rio de Janeiro) pergunta: "Qual a atitude do católico diante da Bíblia? Enquanto, por um lado, se percebe um movimento incentivando a leitura da Sagrada Escritura, por outro lado, há quem aconselhe reserva nesta leitura. Diante de tais dúvidas que deve fazer o católico?"



A atitude do católico perante a Bíblia há de ser francamente favorável.

Com efeito, que é a Bíblia senão a Palavra de Deus que tomou a forma de palavra humana para servir à nossa santificação, para preparar e estender a Encarnação do Verbo? A Bíblia é um sacramental, e um dos mais ricos sacramentais. Por conseguinte, só se pode conceber que o católico muito a estime e procure assiduamente desfrutar o seu conteúdo. É, de resto, o que têm inculcado insistentemente os Sumos Pontífices recentes (inclusive S. S. Pio XII na encíclica Divino Spiritu, 1943); a leitura dos Santos Evangelhos tem sido mesmo enriquecida de indulgências.



Há certamente passagens obscuras e de interpretação difícil, principalmente no Antigo Testamento. Disto, porém, não se segue que se deva fechar a Bíblia aos fiéis, A solução está, antes, em promover a instrução ou formação bíblica dos cristãos, comunicar-lhes a mentalidade bíblica, mostrar a mensagem religiosa essencial da Palavra de Deus, ensinar- lhes algumas normas de interpretação, a fim de que possam voltar sua atenção para o que o Livro Sagrado quer realmente dizer, e desviá-la de pormenores aos quais os hagiógrafos, eles mesmos, não entendiam dar senão importância secundária; em suma, a fim de que aprendam a ver as passagens obscuras como Deus mesmo as vê.



Em conclusão, só se pode recomendar a leitura, da Bíblia; feita com espírito de fé e caridade; tome-se uma tradução fiel aos originais e, se possível, percorra o leitor previamente uma breve introdução nos sagrados livros. O que ele não conseguir por seu preparo humano, ele o poderá obter como resposta do Espírito Santo (o Mestre interior) às suas disposições sobrenaturais.





Dom Estêvão Bettencourt (OSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Pesquisar: