domingo, 1 de abril de 2012

Meditação da Vida de Cristo (S. Vicente Pallotti).


Meditação Palotina da vida de Cristo

Oração Inicial

Por mim nada posso, + com Deus tudo posso. + Tudo quero fazer por amor a Deus. + Meu Deus, quer esteja acordado, quer durma, pense em vós ou não, vós sempre pensais em mim e me amais com amor infinito. Fazei que durante este dia, eu possa ter os mesmos pensamentos, a mesma humildade, a mansidão, a paciência e a caridade de nosso Senhor Jesus Cristo, para assim realizar a vossa santíssima vontade. Amém.

[1] Oração conforme a meditação de Pallotti em Camaldoli em julho de 1839 e também dos 33 pontos da regra fundamental.

1.SACROSSANTA CONCEPÇÃO DE JESUS

Antes de dar começo a qualquer atividade, somos obrigados a perguntar-nos, a cada uma das diversas circunstâncias do dia, como pensaria, ou falaria, ou agiria Nosso Senhor Jesus Cristo. Dai-nos Senhor, a graça e a determinação para esforçar-nos em tudo e sempre, pelo que seja mais perfeito.

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós...” (Jo 1, 14)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

2. O ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO COM O QUAL JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO

Pelo Mistério da encarnação, Jesus entrou no mundo com espírito de sacrifício, viveu e morreu na cruz, com espírito de sacrifício. Dai-nos, Senhor a graça de até à morte vivermos a prática da vida de sacrifício por amor a nosso Senhor Jesus Cristo.

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante e Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus.” (Lc 1, 31-32)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

3. HABITAÇÃO DE CRISTO NO SEIO VIRGINAL DE MARIA IMACULADA DURANTE NOVE MESES

Jesus no seio de Maria na condição de bebê, pela graça da sua habitação nove meses no seio de Maria, dai-me a graça do santo silêncio.

“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo a tua Palavra!”( Lc 1, 38)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

4. NASCIMENTO DE JESUS

Jesus nascido criancinha na gruta de Belém, apesar de ser a sabedoria infinita, sujeitou-se a condição de uma criança. Pela graça da santa infância de Jesus queremos viver como crianças nas mãos de Deus.

Dai-nos Senhor o candor, a simplicidade, a prudência, a ternura e a Modéstia.

“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados.” (Lc 2, 14)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

5. CIRCUNCISÃO DE JESUS CRISTO

Pela dura lei da circuncisão de Jesus, Dai-me Senhor a graça da mortificação e poder viver em perfeita castidade. Dai-nos a graça de esforçar-nos para imitá-lo em mortificação para vencer os vícios e concupiscências más e amar a vida sacrificada de congregação.

“Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” (Lc 2, 23); (Ex 13, 2.12.15)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

6. A INFÂNCIA DE JESUS CRISTO, E SUA FUGA PARA O EGITO

Pela graça dos sofrimentos e perseguições de Jesus; dai-me Senhor a graça de suportar qualquer sofrimento e perseguição em qualquer tempo e situação.

“José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e partiu de noite para o Egito.” (Mt 2, 14) (Os 11,1)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

7. INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE DE JESUS

Pela graça da estada de Jesus em Nazaré conceda-nos Senhor a graça de aperfeiçoar em nós o espírito de nossa consagração para vivermos plenamente como consagrados a Deus na obediência cordial e afetuosa.

“O menino crescia e se fortalecia, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele.” (Lc 2, 39)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

8. A SUBMISSÃO DE JESUS A MARIA SANTÍSSIMA E A SÃO JOSÉ

Pela submissão de Jesus a Maria Santíssima e São José, conceda-me a graça de crescer a cada diamais na santidade e na perfeição de todas as virtudes cristãs.

Fazei que esforcemo-nos por viver na mais perfeita obediência e submissão.

“Jesus desceu com Maria e José e foi para Nazaré, e lhes era submisso.” (Cf. Lc 2,48-52)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

9. O BATISMO DE JESUS CRISTO, O SEU RETIRO NO DESERTO, O SEU JEJUM, A ORAÇÃO E O TRIUNFO SOBRE O TENTADOR

No deserto em oração e jejum, Jesus por três vezes foi tentado. Pela graça da oração de Jesus dai-me, Senhor, a graça de imitá-lo na oração e nos exercícios de piedade com perfeição e fervor. Conceda-nos a graça de imitá-lo no amor a solidão, na vida de oração, na vida de mortificação, na humildade e confiança em Deus, e aprender a vencer todas as tentações.

“Depois de ser batizado o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Por quarenta dias e quarenta noites esteve jejuando. Depois teve fome.” (Mt 3, 16-4,1-2)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

10. A PREGAÇÃO DE JESUS CRISTO

Jesus percorria todas as cidades e povoações da Palestina pregando o Evangelho restituindo a visão aos cegos, a fala aos mudos, a audição aos surdos, a saúde aos enfermos, a vida aos mortos, saciando a fome dos famintos, e evangelizando os pobres, e ainda se retirava na solidão para rezar por nós.

Dai-nos, Senhor a graça de vivermos sempre ocupados numa vida de oração, de retiro e de obras do sagrado ministério evangélico, para a maior glória de Deus e para a maior santificação nossa e dos próximos.

“Devo anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus também para as outras cidades, porque para isso é que fui enviado.”(Lc 4, 43)

11. INSTITUIÇÃO DOS SACRAMENTOS

Com a simplicidade, o amor, a misericórdia e o espírito de serviço de nosso Senhor Jesus Cristo, queremos receber e administrar os santíssimos sacramentos com a plenitude da graça dos dons e frutos da vida eterna que Jesus Cristo colocou neles.

“Vão e façam com que todos os povos se tornem meu discípulos batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28, 19).

“Tudo o que vocês ligarem na terra, será ligado no céu.” (Mt 18, 18).

“O homem deixará seu Pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne.” (Mt 19, 5)

“Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de mim.” (Lc 22,19b)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

12. A ORAÇÃO NO JARDIM DE GETSÊMANI

Oração no jardim de Getsêmani, agonia e suor de sangue de Jesus Cristo, a captura, o tratamento cruel sofrido na noite da prisão, abusos, afrontas, escárnios, golpes, barbaridades de toda espécie sofridas ao ser conduzido à casa de Anás e Caifás, ao tribunal de Pilatos e à casa de Herodes, as falsas acusações, a flagelação, a coroação de espinhos, a apresentação ao povo, o ser posposto a Barrabás, o ser declarado inocente e mesmo assim condenado à vergonhosa morte de cruz, o infinito merecimento de carregar a cruz até o Calvário, a bárbara crucificação e o estar pendente na cruz no meio de dois ladrões. Dai-me senhor a graça de suportar todas as humilhações em imitação ao sofrimento redentor de Jesus Cristo.

“Tomado de angústia, Jesus rezava com mais insistência. Seu suor se tornou como gotas de sangue, que caíam no chão.” (Lc 22, 44)

13. A DOLOROSÍSSIMA AGONIA DE JESUS CRISTO

Nosso Senhor Jesus Cristo agonizante na cruz dizia a Maria santíssima: “mulher, eis teu Filho”. Deixou-nos sua mãe santíssima para nossa mãe e dizia a João: “Eis tua mãe” e nos constituiu filhos de sua mãe santíssima. Dai-nos, a graça Senhor de propagar sempre as glórias de Maria santíssima por todos os meios possíveis.

“E dessa hora em diante o discípulo a recebeu em sua casa.” (Jo 19, 27)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

14. A MORTE DE JESUS CRISTO

Nosso Senhor Jesus Cristo em sua agonia na cruz, próximo de morrer disse: “Tenho Sede” (Jo 19,28), “Tudo está consumado”( Jo 19,30 ), “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” ( Lc 23, 46; Sl 30,6 ). Dai-nos a graça Senhor de desejar sempre a vossa maior glória e a salvação das almas.

“Todos os seus amigos, bem como as mulheres que o haviam acompanhado desde a Galiléia, permaneciam à distância, observando essas coisas.” (Lc 23 49)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...

15. A GLÓRIA DA RESSURREIÇÃO, ASCENSÃO E EXALTAÇÃO DE CRISTO.

Depois de tornados semelhantes a ele na vida humilde pobre, laboriosa, desprezada e crucificada nesta terra; nossa vida deve ser uma preparação para a morte. Dai-nos Senhor esta graça para podermos ser semelhantes a Ele na glória por toda a eternidade. Amém.

“... Jesus veio e, pondo-se no meio deles, disse: ‘A paz esteja convosco!’ Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, ficaram cheios de alegria por verem o Senhor. (Jo 20, 19-20)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória...
----------------------------------------------
“A regra fundamental de nossa Sociedade é a vida de nosso Senhor Jesus Cristo para imitá-lo com humildade e confiança, com toda a possível perfeição, em todas as obras da vida oculta e do público ministério, para a maior glória de Deus nosso Pai celeste e para a maior santificação de nossa alma e de nossos próximos.” (São Vicente Pallotti)

Foto: corpo incorrupto de S. Vicente Pallotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Pesquisar: