domingo, 6 de novembro de 2011

Imagens não são condenadas por Deus.


As Santas Imagens

Conforme Êxodo 25,18, o próprio Deus mandou Moisés confeccionar estátuas de anjos, chamados querubins. De acordo com o versículo 22, Deus promete falar com Moisés DO MEIO das duas imagens dos anjos. Justamente por causa disso é que Deus ficou conhecido como o “Senhor que se assenta sobre os querubins”. (1Sm 4,4; 2Sm 6,2; Sl 79(80),1-3). Em Hebreus 9,4, essas imagens dos anjos são chamadas de os “querubins da glória”.

Em Números 21,4-9, Deus manda Moisés fazer a estátua de uma serpente, que simbolizava Cristo (Jo 2,14), e orienta seu povo a OLHAR para aquela estátua para serem curados. Vejam quanta curiosidade: a serpente representa Jesus, que cura e liberta. Por que Deus cura através daquela imagem é que os protestantes não conseguem justificar convincentemente. E a ideia deles se complica mais ainda porque aquela imagem representa simplesmente o próprio Jesus Cristo.

Outro objeto santo era a Arca da Aliança. A Arca era um objeto de madeira de cetim, coberta de ouro puro, com o propiciatório em cima dela e com duas imagens de querubins por cima do propiciatório. O propiciatório também era feito de ouro puro e do meio das duas imagens de querubins Deus falava com Moisés. Observe como era especial o lugar onde Javé falava com Moisés seu servo. Leia Ex 25,10-22.
Esse objeto era tão sagrado que não ficava em qualquer lugar no tabernáculo de Moisés ou no templo de Salomão. Era-lhe reservado um lugar especial chamado de “Santo dos Santos” ou “Lugar santíssimo”: Ex 26,33.34; 1Rs 6,16.19; 8,6,; 2Cron 5,7. Nem Aarão, o sacerdote, podia entrar frequentemente no lugar onde ficava a Arca (Lv 16,2). Eleazar teve que ser consagrado para que guardasse a Arca em sua casa (1Sm 7,1). Os sacerdotes e levitas são os únicos que podiam carregar a Arca em procissão (Dt 10,8; 31,9; 1Cron 15,2). Para carregá-la eles tinham que se santificarem (1Cron 15,14). Ninguém podia olhar para dentro do lugar onde estava a Arca (Nm 4,5.15.20). Oza morreu por tocar a Arca (2Sm 6,6.7; 1Cron 13,9.10). Uns homens foram feridos por ousarem olhar para dentro da Arca (1Sm 6,19). A Arca é roubada e sair a Arca de um lugar significava sair a glória de Deus (1Sm 4,21.22). Na terra dos filisteus, para onde levaram a Arca, os homens foram afligidos de hemorróidas (1Sm 5,1-12).

A Arca é levantada ao som de alegria (1Sm 4,5.6; 2Sm 6,15; 1Cron 15,28). Levantar-se Deus e sua Arca, é o que chamava o povo do Senhor Deus (Nm 10,35; 1Cron 28,2; 2Cron 6,41.42; Sl 132, 8). A Arca vai indicar lugar de descanso e levantá-la é levantar-se o Senhor (Nm 10,33-36). Através dela, Deus livra do mal (1Sm 4,3-8). A casa de Obede-Edom é abençoada por receber esse objeto santo (2Sm 6,11.12; 1Cron 13,14). Deus, o próprio Deus, ordenou a Josué que fizesse procissão com a Arca durante seis dias para que Jericó fosse restaurada (Josué 6 inteiro). Por causa da Arca, Israel passa a pé enxuto pelo rio Jordão (Josué 3 inteiro e 4,7.18). Josué e todos os anciãos de Israel se prostraram diante da Arca do Senhor (Jos 7,6).

O caro leitor percebeu tanta especialidade desse objeto? Notou que apesar de tanto respeito pela Arca, Deus não se revoltou, mas até incentivou em vários momentos o respeito por ela? Percebeu que aí não houve idolatria? Percebeu que há diferença entre idolatria e respeito pelas coisas sagradas? Outra coisa: sabe por que aquele objeto era tão sagrado assim? Porque ele guardava a palavra de Deus, o testemunho, ou seja, as tábuas da lei (Ex 25,16; 31,18; 32,15; Dt 10,2.5; 1Rs 8,9; 2Cron 5,9.10, 6,11; Hb 9,4). A Arca era, então, sagrada por guardar a palavra do Senhor.

Ela não era Deus, mas apenas uma representação, um símbolo, exatamente como uma imagem.
Salomão construiu um templo, como está registrado em 1Rs 6-9 e 2Cron 3-7, e Deus em vez de condenar aquele templo cheio de imagens, simplesmente o abençoou.

Se tudo isso não é idolatria, por que essa maldade injustificável dos protestantes de nos acusar de idólatras, se o que fazemos é exatamente o que faziam os judeus, e até aprovados pelo próprio Senhor?

A questão é simples:
Deus condena a idolatria, isto é, condena substituirmos a Ele por outra coisa ou pessoa, mas orienta o seu povo a respeitar, venerar, reverenciar as coisas e pessoas santas. E se os protestantes não sabem distinguir isso é porque falta-lhes ouvir a voz do Senhor, pois tudo isso é simplesmente SANTO.
Mas o que dizer de Êxodo 20,3-5? Não condena esse texto as imagens?

A resposta óbvia é: NÃO! Se esse texto condenasse as imagens, o próprio Deus não mandaria fazê-las, pois Deus não se contradiz. Na realidade esse texto está apenas condenando a idolatria. Deus abomina ídolos (que são falsos deuses e suas imagens) e não as imagens dos santos. É claro que não podemos pôr nada nem ninguém no lugar ou acima de Deus. Deus está sobre tudo. Mas daí não significa que é abominável a veneração às coisas e às pessoas santas. Segundo os Salmos 104 (105),15.16, por exemplo, não podemos desprezar os servos do Senhor e conforme Rom 2,10, devemos dar honra, glória e paz a todo obrador do bem. Logo, é improcedente a fobia que os nossos irmãos evangélicos têm pelas imagens e pelos santos.
Professor Evaldo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Pesquisar: