quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

LEITURA ORANTE: MEDITAÇÃO CRISTÃ.


LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE

A Lectio Divina ou Leitura Orante da Bíblia, é uma forma de ler as Sagradas Escrituras, bebendo com mais abundância as riquezas da Palavra de Deus. Existe um método de leitura que ajuda muito a aproveitar bem mais do texto lido. O método não visa encher a cabeça de conhecimentos da Bíblia, mas tirar uma mensagem para a minha vida, para alimentar meu grande desejo de crescimento espiritual e compromisso com o Reino de Deus.

Esse método, basicamente, é composto de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação. Porém, aqui vou apresentar dez passos, pois alguns são de preparação do ambiente e do espírito da pessoa para acolher melhor a leitura, e também para dar continuidade ao pós-leitura.

1- Iniciar, invocando o Espírito Santo

2- Leitura lenta e atenta do texto

Leitura é o primeiro dos quatro passos básicos. Este passo é para conhecer e amar a Palavra de Deus. Ler lentamente o texto, saboreando cada palavra ou frase. Esse passo é muito importante e não pode ser feito de maneira superficial. Ler uma vez, silenciar um pouco, ler uma segunda vez. Depois ler versículo por versículo, alternando as pessoas. Dentro dos dez passos que coloco aqui, este que segue é necessário.

3- Momento de silêncio interior, lembrando o que leu

O silêncio prepara o coração para ouvir o que Deus tem a falar. Em seguida pode se repetir apenas as frases que mais lhe chamou a atenção, uma simples repetição como está no texto.

4- Ver bem o sentido de cada frase

Feito isto, eu posso enriquecer o texto lido ligando com outros textos da Bíblia que falam do mesmo assunto, seja do Antigo ou do Novo Testamento.

5- Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos

Uma vez o texto bem ruminado e enriquecido, está na hora de dar o passo para a mensagem.

6- Atualizar a Palavra, ligando-a com a vida

No passo da meditação eu procuro atualizar a Palavra na minha vida. O que o texto diz para mim, para nós? Que ensinamento o Senhor quer me(nos) dar? Este momento cada um partilha o que o Espírito iluminou.

7- Respondendo a Deus (oração)

Neste passo eu me dirijo a Deus. O que o texto me faz dizer a Deus? Pode ser um pedido de perdão, porque a Palavra me levou ao reconhecimento de que não estou vivendo fielmente ou cumprindo o que ele pede. Pode ser um louvor, uma súplica, um agradecimento. A oração deve brotar do coração tocado pela Palavra.

8- Formular um compromisso

A Palavra de Deus me aponta um caminho novo de vida, algo que eu preciso viver. Pode ser um apelo de conversão ou de realizar alguma coisa por alguém, pela comunidade, etc.

9- Rezar um salmo apropriado

Escolha um Salmo que corresponda com o texto meditado e conclua com um Pai-nosso.

10- Escolher uma frase como resumo para memorizar

É como colocar um colírio em nossos olhos e agora iremos contemplar a vida, as pessoas e o mundo com os olhos de Deus. Contemplação é olhar tudo como Deus olha. Releio o texto e levo comigo uma frase que vou pensando nela o dia todo, vou ruminando a Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Pesquisar: