sexta-feira, 8 de maio de 2009

Oração Universal







Oração Universal (do Papa Clemente XI)




Senhor, creio em Vós, fazei que creia com mais firmeza;



espero em Vós, fazei que espere com mais confiança;



amo-vos, aumentai o meu amor;



arrependo-me, avivai a minha dor.



Adoro-Vos como primeiro princípio;



desejo-Vos como último fim;



exalto-Vos como benfeitor perpétuo;



invoco-Vos como defensor propício.



Dirigi-me com a vossa sabedoria;



atai-me com a vossa justiça;



consolai-me com a vossa clemência;



protegei-me com o vosso poder.



Ofereço-vos os meus pensamentos, para que se dirijam a Vós;



as minhas palavras, para que falem de Vós;



as minhas obras, para que sejam vossas;



as minhas contrariedades, para que as aceite por Vós.



Quero o que quereis,



quero porque o quereis,



quero como o quereis,



quero enquanto o quiserdes.



Senhor, peço-Vos que ilumineis a minha mente,



inflameis a minha vontade,



limpeis o meu coração,



santifiqueis a minha alma.



Que me afaste das faltas passadas;



rejeite as tentações futuras;



corrija as más inclinações;



pratique as virtudes necessárias.



Concedei-me, Deus de bondade, amor por Vós;



zelo pelo próximo;



desprezo pelo mundano.



Que saiba obedecer aos superiores,



ajudar os inferiores,



acolher os amigos,



perdoar os inimigos.



Que vença a sensualidade com a mortificação,



a avareza com a generosidade,



a ira com a bondade,



a tibieza com a piedade.



Fazei-me prudente nos conselhos,



constante nos perigos,



paciente nas contrariedades,



humilde na prosperidade.



Que procure ter inocência interior,



modéstia exterior,



conversa exemplar,



vida ordenada.



Que lute para dominar a minha natureza, fomentar a graça, servir a vossa lei e obter a salvação.



Que aprenda de Vós como é pouco o terreno,



como é grande o divino,



como é breve o tempo,



como é duradouro o eterno.



Fazei-me preparar a morte, temer o juízo, evitar o inferno e alcançar o paraíso.



Por Cristo Nosso Senhor.



Ámen.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Pesquisar: