sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Como e quando a Bíblia foi redigida?

Cronologia da era apostólica e o desenvolvimento do cânon

Esta cronologia apresenta uma seqüência dos eventos bíblicos e extrabíblicos que refletiram sobre a formação do cânon da Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Afirma-se por aí que dois pesquisadores da Bíblia não conseguem concordar sobre uma cronologia apostólica... Com efeito, a cronologia que apresentamos aqui é aceitável para alguns, mas não pode ser considerada "universal". Serve apenas para fornecer pontos de referência para os eventos que se sucederam e suas conseqüências [sobre o cânon das Escrituras].

EVENTO DATA OBRA
Pregação de João Batista 27
Vinda do Espírito Santo sobre a Igreja 30
Estêvão é martirizado por lapidação 36/37
Conversão de Paulo e sua primeira viagem missionária 45/49
Concílio [Apostólico] de Jerusalém 50
Segunda viagem missionária de Paulo 50/52
51 1ª e 2ª Epístolas aos Tessalonicenses
Terceira viagem missionária de Paulo 53/58
54-57 Epístola aos Gálatas
57 1ª e 2ª Epístolas aos Coríntios
58 Epístola aos Romanos
Viagem [de Paulo] a Roma 59/60
1ª prisão de Paulo em Roma 61-63
Epístola a Filemon
Epístola aos Colossenses
Epístola aos Efésios
Epístola aos Filipenses
Epístola de Tiago
65 Evangelho de Marcos
1ª Epístola a Timóteo
Epístola a Tito
O apóstolo Tiago é martirizado. Paulo é levado para Roma 63/64

Pedro em Roma (Pedro é o primeiro Bispo de Roma) 64 1ª Epístola de Pedro

2ª prisão de Paulo e martírio 67 2ª Epístola a Timóteo

Morte de Pedro. Lino é Bispo de Roma Epístola aos Hebreus

Destruição de Jerusalém 68-70
70s Evangelho de Mateus
Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos
Anacleto é Bispo de Roma 78
70s/90s Epístola de Judas
90s Evangelho de João
1ª, 2ª e 3ª Epístolas de João
Livro do Apocalipse

Clemente é Bispo de Roma 92-101 1ª Epístola de Clemente

Morte do [apóstolo] João em Éfeso 98

Sínodo dos rabinos/judeus em Jâmnia 99-100 Cânon palestinense em hebraico

1º Cânon Cristão do Antigo Testamento c. 100 Cânon alexandrino em grego


100-125 2ª Epístola de Pedro
Didaqué

Melitão, bispo de Sardes c. 170 Primeira tentativa cristã conhecida de relacionar o cânon do Antigo Testamento. Melitão lista os livros do AT segundo a ordem da Septuaginta, mas apresenta apenas os protocanônicos do AT, com exceção de Ester.

Ireneu, bispo de Lião 185 Apresenta um cânon do Novo Testamento (sem 3João, Tiago e 2Pedro)

c. 200 Fragmento de Muratori apresenta um cânon semelhante ao do [Concílio de] Trento

Eusébio, bispo de Cesaréia c. 325 Escreve a "História Eclesiástica"; refere-se a Tiago, Judas, 2Pedro e 2-3João como "controversos, ainda que aceitos pela maioria"

Concílio [Regional] de Laodicéia c. 360 Apresenta um cânon de livros semelhante ao de Trento

Papa Dâmaso 382 Decreto listando os livros canônicos, da mesma forma que em Trento

Concílio [Regional] de Roma 382 Aceitação do decreto de Dâmaso

Concílio [Regional] de Hipona (norte da África) 393 Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento)

Concílio [Regional] de Cartago (norte da África) 397 Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento)

Exupério, bispo de Toulouse 405 Escreve ao papa Inocêncio I pedindo uma lista dos livros canônicos. Papa Inocêncio oferece uma lista idêntica ao cânon de Trento

Autor: Charles the Hammer
Fonte: Catholicapologetics.Net
Tradução: Carlos Martins Nabeto

Nota da Confraria: repare que a Bíblia só tomou a forma atual a partir do século IV e muitos dos livros do Novo Testamento só foram redigidos bem depois do início da evangelização dos povos, realizada a partir da tradição oral. Como dizer que "só a Bíblia é fonte de doutrina", já que a doutrina cristão era divulgada antes que uma única linha fosse redigida?
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