terça-feira, 30 de outubro de 2012

Roma saqueada pelos islâmicos em 846!

Roma, saqueada pelo Islão em 846.


Será ela, no futuro, conquistada como foi Constantinopla?





Muitos de nós ficariam surpresos se nos fosse dito que, no século 9, uma frota árabe baseada na Sicília navegou pelo Rio Tibre e ocupou e saquou Roma e o Vaticano por dias a fio, até serem derrotados e expulsos pela milícia papal, juntamente com exércitos do Sacro Império Romano e os contingentes francos. Este ataque foi breve, felizmente muito breve, mas os árabes conseguiram chegar a Roma - uma proeza que até mesmo Hannibal não pode alcançar! Para ser mais preciso, o ataque árabe ocorreu em 28 de agosto, no ano 846 DC, quando os árabes chegaram à foz do rio Tibre e navegaram até Roma.

Os árabes não conseguiram entrar no interior da cidade fortificada de Roma, que foi defendida pelos romanos, mas as igrejas de São Pedro e São Paulo, no Vaticano de hoje, que estava fora dos limites fortificados de Roma, foram violadas pelos árabes. O Papa Leão IV teve que fugir de Roma brevemente e apelar pela ajuda dos reinos vizinhos.

Em resposta ao apelo do Papa por ajuda, um exército começou a descida por terra a partir de Civitavecchia em direcção a Roma. Outro exército começou a marcha de Portus e Ostia.

Inutilmente saxões, lombardos, frísios e francos defenderam (a igreja de) São Pedro até o último homem. Os árabes levaram para longe todos os tesouros de São Pedro, rasgaram a prata das portas, as folhas de ouro do chão da confissão, devastaram a cripta de bronze do apóstolo, tomaram a cruz de ouro que estava sobre o túmulo de Pedro. Eles assolaram todas as igrejas do subúrbio do distrito.

O marquês Guy de Spoleto, chegou para ajudar a Roma, e com um pequeno grupo de corajosos que conseguiram derrotar os árabes que se retiraram parcialmente para Civitavecchia e em parte para Fondi, seguindo a Via Ápia.

Durante a sua retirada, os árabes infligiram em ruína e devastação em todo o campo romano. No Gaeta, o exército lombardo colidiu novamente com os árabes. Guy de Spoleto se viu em sérias dificuldades, mas as tropas bizantinas de Cesário, filho de Sérgio, magister militum em Nápoles, chegou a tempo. Mas em novembro de 846 a tempestade provocou numerosos danos aos navios dos árabes, alguns dos quais naufragaram na costa.

Aproveitando a retirada árabe, o Papa Leão IV, em conseqüência do ataque contra São Pedro, em 848, empreendeu a construção da Leonina Civitas para proteger a colina do Vaticano. As paredes que encerram foram concluídas em 27 de junho no ano 852 DC [1].

O islamismo é territorialista.

"A Profecia"

A tradição islâmica narra que Maomé teria dito que os muçulmanos conquistariam Constantinopla e depois Roma [2; 3]. O problema aqui não é discutir a validade de profecias (eu não vou entrar nesse mérito). O problema é quando existem grupos que agem como se eles fossem os agentes da profecia, tentando tornar a profecia em realidade.

Fontes:

[1] History of Jihad against the Italians and Rome (812-1571), http://islam-watch.org

http://infielatento.blogspot.com.br/2012/06/roma-saqueada-pelo-islao-em-846-sera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ocorreu um erro neste gadget

Pesquisar: