sábado, 14 de julho de 2012

Mistério da Coroa de Espinhos - parte 1.





DE O Mistério da Coroa de Espinhos por um padre passionista, 1879

Publicado por Preserving Christian Publications, Inc.

"Naquele dia o Senhor dos exércitos será uma coroa de glória e uma guirlanda de alegria para o restante de seu povo." (Is. 28,5)

De duas maneiras diferentes, ou seja, em um prisma meramente humano, ou em um ponto de vista cristão, verdadeiramente, podemos considerar os sofrimentos e humilhações de Jesus, nosso Senhor. Se olharmos para eles, com um olhar meramente humano como os judeus carnais, e os pagãos orgulhosos, vamos gostar deles, incorrermos no risco de sermos escandalizados com a sua loucura aparente. O excesso dos sofrimentos de nosso querido Redentor, a profundidade de suas humilhações, seu aparente desamparo completo, têm sido muitas vezes uma pedra de tropeço de escândalo para os homens orgulhosos. Daí São Paulo podia dizer: "Nós pregamos Cristo crucificado, para os judeus uma pedra de tropeço, e loucura para os gentios." (1 Coríntios. 1,23) Se, no entanto, com o olhar iluminado pela fé cristã, tentamos penetrar nos profundos mistérios da Paixão de nosso Salvador, vamos descobrir as maravilhas do poder de Deus e os desígnios misericordiosos de Sua Divina sabedoria. "Para os que são chamados, ou seja, para os cristãos sinceros e meditativos, Cristo é o poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Coríntios. 1,24). À luz da fé cristã, portanto, vamos considerar os mistérios da coroa de espinhos. No presente capítulo teremos a oportunidade de admirar os desenhos da sabedoria e misericórdia de nosso Senhor Divino. Teremos em breve ser capaz de descobrir significados importantes, e aprender lições práticas dos espinhos, cana, e as zombarias utilizados por seus inimigos cruéis e maliciosos contra o nosso Salvador.

Primeira Seção:
A coroa de espinhos

Os espinhos, com a qual a adorável cabeça de nosso Senhor foi coroado, não foram plantados na terra pela mão paternal de Deus, mas eles foram maliciosamente semeados por um inimigo traiçoeiro. A partir do Evangelho, aprendemos que este inimigo era o diabo e o pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva, foi a semente nociva. A maldição de Deus os fez crescer longos e afiados. Esses espinhos e cardos foram mais intencionados a picar a consciência do pecador, do que a mão insensível do trabalhador industrioso. Esta é a sábia reflexão de São João Crisóstomo: "quando Deus disse aos nossos pais caídos: Maldito é a terra em teu trabalho; espinhos e cardos ele deve trazer diante de ti." Ele pretendia significar: a tua consciência O pecador, nunca cessará de produzir espinhos e picadas, o que vai picar a tua alma culpada. (S. João Crisóstomo. Em Marcos 10,19) Os espinhos desta terra maldita, portanto, são as figuras de nossos pecados. Eles são a marca da maldição de Deus imprimiu na testa dos pecadores. Mesmo o erudito protestante Grotius descobriu esta verdade e disse: ". A maldição do pecado foi a origem de espinhos" "Maledictio em spinis coepit." (Grot. comm. Em Marcos 15:17)

Ora, nosso Senhor Jesus Cristo, sendo a segunda Pessoa da Trindade mais adorável, santidade essencial em carne humana, Verbum Caro factum e o objeto mais precioso da predileção eterna de Seu Pai celestial, nunca poderia ser contaminado pelo menor sombra de pecado e conseqüentemente, Ele nunca poderia ser sujeito à maldição de Deus. Em Sua infinita misericórdia Ele poderia, no entanto consentir a experimentar os efeitos temporários de ambos. Jesus poderia assumir e usar em nosso benefício o emblema infame do pecado. Ele poderia em misericórdia para nós provar e beber a amargura repugnante do copo cheio até a borda com o fel e vinagre de maldição de Deus.

Nosso Divino Redentor de fato consentiu para usar durante toda a sua vida mortal, traje do pecador e Ele bebeu diariamente em grandes doses a poção nojento espremido dos corações corrompidos de homens pecadores, a partir de uvas verdes pelo peso da maldição de Deus. Mas porque o navio grande e profunda que contém o veneno do pecado não foi esgotado, sendo reabastecido diariamente ea cada hora por novos crimes, por isso o nosso querido Senhor foi obrigado a fazer um esforço a mais dolorosa, a fim de drenar tudo de uma vez e completamente durante o Seu amargo Paixão. Este ato heróico foi realizada no jardim do Getsêmani onde Ele estava tão copiosamente banhado com o cálice grande de pecado que Ele foi lançado em um desfalecimento mortal e sangue de sua vida foi forçado a sair por todos os poros de seu corpo agonizante.

Agora, devemos observar com atenção que o mesmo plano foi seguido por nosso misericordioso Redentor em usar o emblema imundo do pecado. Uma vez tendo assumido em sua encarnação com a nossa natureza humana, Ele tinha que usá-lo continuamente durante toda a sua vida mortal. Na época, no entanto, da Sua Paixão de nosso Senhor teve que ser pública e solenemente instalado como o Rei dos Pecadores e tristezas. Oh! o mistério grandioso e sublime da coroa de espinhos.

Foi então na cidade de Jerusalém, a capital da Judéia, foi no salão de Pilatos, governador romano, que o nosso Divino Senhor escolheu para ser coroado de espinhos e assumir o uniforme completo do pecador e da grinalda infame do pecado . Foi nesta ocasião memorável que o grande e eterno Filho de Deus, o Verbo encarnado foi instalado como o Rei dos Pecadores e, conseqüentemente, como o mais profundo do homem na infâmia maior e na tristeza: "Desprezado e o mais abjeto dos homens ..." Nossos pecados são Coroa de espinhos. "Corona ex spinis peccata sunt ... (Theopil. em Matt. 27) espinhos, sendo o ramo eo estigma da maldição de Deus contra o pecado, portanto, ao consentir ser coroado de espinhos, nosso Senhor misericordioso voluntariamente se tornou o chefe responsável e da vítima voluntária de anátema de Deus dirigida e destinada a apenas os pecadores. É, portanto, de acordo com São Paulo que "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós." (Gálatas 3,13) Assim, usando a coroa de espinhos, mais nosso santo Redentor recebeu em Sua cabeça adorável a maldição pronunciada pela justiça irritada de Deus contra a nossa raça pecadora, e através deste ato de misericórdia Ele protegeu-nos da sua terrível golpe ". Em corona Spinea maledictum solvit antiquum ", diz Orígenes.

Nosso Salvador misericordioso efetuava ainda mais em nosso nome. Espinhos e cardos, como já observamos, é o ramo principal da maldição de Deus contra o pecado. Agora, por consentir a tomar estes espinhos sobre Sua cabeça adorável, Ele tirou essa maldição e transformou em uma bênção para a humanidade. Desta forma, nosso Senhor Jesus Cristo diminuiu a quantidade ea intensidade dos nossos sofrimentos temporais, e através de Sua bênção, graça e exemplo, Ele a todos os nossos esforços e labutas meritórias da recompensa eterna. Filhos de pais pecadores, concebidos e nascidos em pecado, temos realmente muito que sofrer ainda, mas não tinha o nosso bendito Senhor vem ao nosso socorro de nossos sofrimentos temporais deve ter sido por muito mais numerosos em quantidade e mais intensa em termos de qualidade como a experiência diária demonstra entre as nações infiéis e pagãos. Além disso deveríamos ter sido condenado a passar de temporal para a miséria eterna. Através de Sua Coroa de Espinhos misericordioso, nosso Salvador removeu da humanidade a marca da infâmia eterna e garantiu aos seus servos fiéis a coroa da glória celeste. "Naquele dia, o profeta diz Isaias, o Senhor dos exércitos será uma coroa de glória, e uma guirlanda de alegria para o restante de seu povo." (Is. 28,5) Assim, São Jerônimo pôde com razão dizer que: Através do mérito da coroa de espinhos de cabeça de Jesus, adquirimos o direito do diadema do reino celestial. "Corona Spinea capitis ejus diadema regni Adepti sumus". (Em Marc. 15)

Em todos os nossos sofrimentos, em seguida, vamos olhar para o Rei das Dores coroado de espinhos. Isto deve ser feito mais, especialmente quando por neuralgia cansativa, e dores de cabeça graves, que são convidados a suportar uma parte da coroa de espinhos de nosso Divino Mestre. S. Bernardo justamente observa que: "Os cristãos devem ter vergonha de ser membros muito delicados de uma cabeça do Divino coroado de espinhos." Devemos no entanto reconhecer que as pessoas que sofrem com estes sofrimentos merecem compaixão mais caridade do que eles geralmente recebem. Estas aflições sejam de origem interna e invisível, não excitam a comiseração sobretudo aqueles que nunca tinham experimentado seus efeitos dolorosos e triste. Também devemos refletir que dores de cabeça são muitas vezes causados ​​por um excesso de sangue para a cabeça que produz um rubor na face e isso é confundido por muitos observadores superficiais como um sinal de saúde vigorosa. Daí elogios que são oferecidos para os ouvidos de quem sofre como ironia. Além disso, estes ataques dolorosos da cabeça são, naturalmente, a causa de erros e de falhas embaraçosas, que trazem à vítima ridicularizações e humilhações imerecidas. O melhor e talvez o único conforto e consolo nestas ocasiões mortificantes será um olhar piedoso para Jesus coroado de espinhos e escarnecido na sala de Pilatos Ele tem plena consciência de nossos sofrimentos e provações. Ele sofreu mais do que nós, tanto na dor física e humilhações. Nosso Senhor pode ser compassivo à nossa miséria e abundantemente recompensará a nossa humildade, mansidão e paciência.

Na vida dos Padres do Deserto, lemos que São Pacômio, para o fim de sua vida, enquanto que com dor intensa na cabeça e oprimidos com a angústia interior da mente, recorreu à oração para obter algum alívio e consolo de Deus . Nesta ocasião, nosso Senhor lhe apareceu acompanhado por muitos dos santos anjos e usando uma coroa de espinhos, mas ao mesmo tempo, brilhando com a glória deslumbrante. Surpreso com a visão celestial o servo sofredor de Deus se prostrou com o rosto para o chão quando um dos anjos muito carinhosamente o levantou e informou-lhe que Jesus Cristo veio para consolá-lo em sua aflição. Nosso Senhor então falou com palavras de conforto celestial a Pacômio encorajando-o a suportar as suas provações e sofrimentos com resignação, assegurando-lhe que eles foram destinados para a purificação de sua alma, e por um grande aumento de mérito, que foi logo para ser coroado de glória correspondente e felicidade para toda a eternidade no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ocorreu um erro neste gadget

Pesquisar: