quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Comunhão Espiritual - Pe. José Inácio Schuster.


A Comunhão Espiritual

A Comunhão espiritual é uma devoção que consiste em unir-se a Jesus presente na Eucaristia recebendo-O não sacramentalmente, mas com um vivo desejo que procede da fé, animada pela caridade. Esta prática é muito louvada e desde o Concílio de Trento a Igreja exorta os fiéis a praticá-la.

FUNDAMENTO TEOLÓGICO

O valor da comunhão espiritual baseia-se em dois princípios:

1. a fé na presença de Cristo na Eucaristia; de fato é porque se crê na presença real de Jesus na Hóstia Consagrada que se deseja recebê-la e dela nutrir-se como alimento espiritual. Recordemos, porém, "a comunhão espiritual é totalmente diversa da união com Cristo segundo a fé ensinada pelos protestantes; de fato, para Lutero a Eucaristia não tem outro valor senão excitar a confiança na imputabilidade dos méritos de Cristo, sem realmente produzir um acréscimo de graça em nossas almas" (D.T.C.- verbete Lutero, col. 1305).
2. a eficácia do desejo pode suprir o ato sacramental. É um princípio admitido em muitos casos que o desejo substitui o ato, quando não pode ser cumprido em si mesmo (Suarez, 1, n.3, am D. Th. Disp. XXII, ses. 1). Na ordem sobrenatural, o desejo pode substituir às vezes (quando é impossível recebê-los) alguns Sacramentos, até causar a justificação, como o desejo ao menos implícito do Batismo ou o ato de contrição perfeito para a confissão.

EFEITOS

Os efeitos dessa prática são semelhantes ao da Comunhão Eucarística, menos a sua intensidade, que é menor, enquanto que o modo perfeito de comungar é o de receber o Sacramento. Às vezes, porém, estes efeitos podem ser superiores aos que são produzidos na Comunhão sacramental se as disposições são puríssimas, se bem que na igualdade das disposições, como já tínhamos dito, são evidentemente menos abundantes que na Comunhão Eucarísticas; de fato eles não se produzem ex opere operato (ou seja, em virtude da instituição divina), mas só ex opere operantis (ou seja, em virtude das disposições do indivíduo e são proporcionais a estas).

FREQÜÊNCIA

A comunhão espiritual pode ser feita todas as vezes que a alma o desejar. Como prova disto, lembra claramente a Imitação de Cristo (1, IV, c. 10): "Toda pessoa pode, de resto, todos os dias e todas as horas, entregar-se livre e salutarmente às comunhões espirituais".

ORAÇÃO de Comunhão Espiritual

Meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do altar, no Teu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Eu Vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-Vos em minha alma.

E porque não posso receber-Vos agora sacramentalmente, vinde ao menos de modo espiritual ao meu coração.

Uno-me todo a Vós, como se já tivésseis vindo; não permitais que eu jamais me separe de Vós. Abençoai-me, guardai-me, protegei-me e defendei-me em todos os momentos da vida.

Vossa Verdade me oriente e fortaleça. Conduze-me Senhor, no Teu Caminho e fazei-me conhecer a Vossa estrada.

Amém.

ORAÇÃO de Comunhão Espiritual (São José Maria Escrivá)

Eu quisera Senhor, receber-Vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe com o espírito e o fervor de todos os santos. Amém.

http://www.cnd.org.br/art/schuster/comunhao.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ocorreu um erro neste gadget

Pesquisar: