quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mês da Bíblia: evangelização sem catequese nos tornará protestantes.


Sabe uma coisa que me incomoda como catequista e como católico? A divulgação da Bíblia (pela CNBB e nossa Arquidiocese) sem Catecismo, sem Leitura Orante (Lectio Divina) e sem Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (se não os fez, faça-os!).

Ninguém fala em catequese, só em evangelização...Estamos virando uns protestantezinhos...

Corremos o risco de passarmos a uma evangelização do achismo (livre exame) nos moldes protestantes e perdermos nossa identidade católica (o maior perigo do ecumenismo mal dirigido), levando as pessoas a acharem que "igreja é tudo igual".

Além do mais, as pessoas estão cada vez mais ignorantes sobre a religião católica e a Igreja, abraçando qualquer "roubada" que aparece, até mesmo divulgadas dentro da própria Igreja (inclusive heresias).

E, enquanto isso, as devoções, indulgências, etc. vão sendo relegadas ao esquecimento e ao ridículo. Nas palavras dos materiais de círculo bíblico e novenas de nossa Arquidiocese (infiltradas da "teologia da libertação" , heresia marxista condenada pela Igreja) : "espiritualidade desencarnada" (para eles, tudo que não desemboca em ativismo sócio-político-econômico é "desencarnado"...).

Esquecem-se eles de que "não pode haver amor a Deus e ao próximo sem uma oração REALMENTE profunda" (S. Afonso). Ou, como diz o Catecismo (que eles não conhecem - isso inclui padres muito bem conceituados pelo público): "vive-se como se ora; ora-se como se vive".

Não vivemos bem porque não rezamos bem, contemplativamente falando ( a chamada oração mental, meditativa e contemplativa).

E que as pessoas estão tentando apagar incêndios nas ruas com as próprias roupas em chamas (estão querendo mudar o mundo com a própria vida pessoal em total desarranjo, sem uma assistência espiritual profunda, o que as leva para as igrejinhas protestantes e outras ilusões, como as drogas, a busca pelo prazer e pelo dinheiro).

Lamentavelmente, nem a CNBB e nem nossa Arquidiocese estão usando boas estratégias para conduzir suas ovelhas. Por isso é que elas se perdem na violência, no desespero, na desagregação familiar e dos valores tradicionais.

Enquanto as pessoas estiverem divertindo-se, ninguém se dará conta disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, devido ao alto grau de estupidez, hostilidade e de ignorância de tantos "comentaristas" (e nossa falta de tempo para refutar tantas imbecilidades), os comentários estão temporariamente suspensos.

Contribuições positivas com boas informações via formulário serão benvindas!

Regras para postagem de comentários:
-
1) Comentários com conteúdo e linguagem ofensivos não serão postados.
-
2) Polêmicas desnecessárias, soberba desmedida e extremos de ignorância serão solenemente ignorados.
-
3) Ataque a mensagem, não o mensageiro - utilize argumentos lógicos (observe o item 1 acima).
-
4) Aguarde a moderação quando houver (pode demorar dias ou semanas). Não espere uma resposta imediata.
-
5) Seu comentário pode ser apagado discricionariamente a qualquer momento.
-
6) Lembre-se da Caridade ao postar comentários.
-
7) Grato por sua visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ocorreu um erro neste gadget

Pesquisar: